Delta Delegation to Brazil, em Cleveland, Mississippi, recebe Toyo Bagoso, idealizador do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF)

Toyo visitou o Delta do Mississippi pela primeira vez em 2003. Essa viagem foi a fagulha para que em 2008 o primeiro Festival de Blues de Caxias do Sul/RS pudesse acontecer.

Delta Delegation to Brazil, em Cleveland, Mississippi, recebe Toyo Bagoso, idealizador do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF)

Toyo visitou o Delta do Mississippi pela primeira vez em 2003. Essa viagem foi a fagulha para que em 2008 o primeiro Festival de Blues de Caxias do Sul/RS pudesse acontecer. Totalmente inspirado nos Festivais americanos do gênero, o Mississippi Delta Blues Festival, hoje, acontece anualmente é considerado o maior festival da América Latina dedicado ao Blues.

No decorrer destes mais de 20 anos após sua primeira viagem, Toyo retornou diversas vezes ao Delta do Mississippi para aprofundar seus conhecimentos e vivenciar a cultura sulista americana de perto. Neste ano, em 2024, não foi diferente e ele visitou novamente o Mississippi e se preparou para mais um MDBF, que comemora sua 15º edição, desta vez para conhecer a cidade de Cleveland, que será a homenageada deste ano na Cleveland/MS Edition.

A visita de Toyo foi organizada pelo Delta Center for Culture and Learning (DCCL) e pela Mississippi Delta National Heritage Area (MS Delta NHA) como parte da parceria contínua da Delta Delegation to Brazil com o MDBF e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que desde 2019 promovem o intercâmbio intercultural. A Delta Delegation to Brazil atraiu recentemente a atenção da mídia estadual do Mississippi Free Press e do SuperTalk Mississippi.

“Nossa parceria levou o Mississippi Delta Blues Festival a adotar uma abordagem cada vez mais baseada no local para interpretar a herança cultural do Delta do Mississippi”, disse o Dr. Rolando Herts, na época, diretor do Delta Center for Culture and Learning e diretor executivo do MS Delta NHA . “A parceria levou a um envolvimento intencional e complexo nos últimos dois anos, com a Edição Clarksdale de 2022 e a Edição B.B. King Museum de 2023. O MDBF realmente investiu em levar a herança cultural do Delta do Mississippi para a América do Sul e estamos animados para vê-los interpretando Cleveland este ano.”

 

 

Cotton House Hall – Cleveland, MS

Durante as rodas de conversa, apresentações e entrevistas, Toyo contou com a participação da tradutora e estudante da Universidade de Caxias do Sul, Gabriela Sauthier.

Em sua viagem de pesquisa e imersão na cultura da região, Toyo foi apresentado ao presidente da Delta State University (DSU), Dan Ennis, em seu gabinete, conheceu o escritório de Educação Internacional da DSU e a Comissão de Turismo do Condado de Cleveland/Bolivar, onde Toyo descreveu alguns de seus planos para promover Cleveland em novembro e apresentou maneiras pelas quais a cidade de Cleveland/MS e a DSU poderiam se envolver com o Festival.

Toyo foi acompanhado em visitas guiadas por Rolando Herts, Michelle Johansen e outros importantes membros da Delta Delegation to Brazil por roteiros turísticos e históricos relacionados ao Blues e aos direitos civis da região.

Michelle Johansen é coordenadora assistente de serviço para estudantes internacionais na Delta State University. “A Delta Delegation to Brazil é uma grande parceria porque atende a dois propósitos”, disse ela. “O festival promove a cultura do Delta em grande escala e nosso relacionamento com a Universidade de Caxias do Sul é um caminho para a promoção da DSU. Na educação internacional, a melhor forma de se destacar e recrutar alunos é através das relações interpessoais como as que estamos cultivando através da Delegação e do nosso envolvimento com a UCS.” Em 2019, com intermediação do Mississippi Delta Blues Festival de Caxias do Sul, firmou-se uma importante parceria entre a DSU e a UCS, com objetivo de facilitar o intercâmbio de brasileiros para o Delta do Mississippi.

Segundo dados da Open Doors Report on International Educational Exchange 2023, divulgado pelo Instituto Internacional de Educação dos EUA e pelo US Department of State’s Bureau of Educational and Cultural Affairs, o Brasil ocupa a 9º posição no ranking mundial de países que mais possuem estudantes em intercâmbio com os EUA. Desde o último ano letivo, estima-se que o país teve um aumento de 7,6% no número de estudantes que foram aos Estados Unidos para aprimorar seus conhecimentos e enriquecer seus currículos acadêmicos. Sendo o número um em intercambistas para os EUA entre os países sul-americanos.

 

 

Em um bate papo descontraído, Toyo apresentou a história e trajetória do MDBF durante o “Visit Clarksdale” com os participantes do Programa de Embaixadores do Patrimônio Cultural da MS Delta NHA que fazem parte do StoryWorks Theatre. “Ficamos felizes em receber nossos parceiros da Delta Delegation to Brazil e o grupo do Programa de Embaixadores da MS Delta NHA”, disse Bubba O’Keefe, diretor executivo da Visit Clarksdale e membro do conselho da MS Delta NHA. “Toyo falou sobre todos os desafios logísticos de desenvolver e planejar um festival cultural, ao qual eu agradeço. Sua performance musical no final da sessão com Keith Johnson e George Mumford foi excelente.”, reforçou Bubba.

Toyo também contou a história do Mississippi Delta Blues Festival de Caxias do Sul aos participantes do evento produzido pela Delta Delegation to Brazil chamado “Lunch and Learn” que ocorreu no prédio da DSU Capps Archives and Museum. Ao final da apresentação, Toyo Bagoso contou com Gabriela Sauthier e se juntaram ao estudante Presley Adams da Delta State e ao Embaixador da MS Delta NHA Cultural Heritage, Charles Young, para uma apresentação musical de clássicos do Blues e do tema brasileiro “Azul da Cor do Mar”, de Tim Maia.

“Esta foi a primeira vez que visitei o Mississippi. Cresci frequentando o MDBF, então tinha uma ideia do que achava que o Delta poderia ser, mas não tinha 100% de certeza do que esperar”, disse Gabriela Sauthier. “Todos foram muito acolhedores, a comida era ótima, a música era incrível. Parecia que estava em casa depois de apenas alguns dias. O Delta definitivamente correspondeu e superou o que eu imaginava.”

Toyo teve a oportunidade de prestigiar o lançamento do álbum “Written In Their Soul: The Stax Songwriter Demos” no GRAMMY Museum Mississippi. O evento deu a ele a oportunidade de interagir com lendas da STAX como Eddie Floyd, William Bell, Deanie Parker, Henderson Thigpen, Bobby Manuel e Cheryl Pawelski .

 

 

Casa de Amzie Moore na Chrisman Street, em Cleveland, Mississippi

Com uma entrevista conduzida por Nathan Duff, redator do departamento de Comunicações e Marketing da Delta State University, Toyo encerrou sua estadia em Cleveland com uma participação especial para a rádio WDSW The Trail 88.1.
Após uma experiência completa, visitando locais, provando e imerso no estilo de vida de Cleveland/MS e do Blues que pulsa pela cidade, Toyo retornou ao Brasil inspirado e com novas ideias enquanto o 15º Mississippi Delta Blues Festival começa a tomar forma!

“Queremos promover Dockery Farms, como um dos mais importantes berços do Blues (Birthplace of the Blues) e através da Delta State University, que foi uma parceria maravilhosa, estamos ansiosos para destacá-los no Festival”, disse Toyo Bagoso. “Outras partes da história de Cleveland muito importantes em relação ao Blues e aos Direitos Civis eu aprendi enquanto estava em Cleveland e arredores. Eu não sabia que a Chrisman Street, localizada numa área chamada Virgin Lane, teria sido um centro histórico de comércio, diversão e cultura para os afro-americanos em Cleveland, até que me deparei com uma das placas que fazem parte da Blues Trail Marker. Encontrei uma casa de bilhar onde teria sido um dos Juke Joints importantes daquela rua, o Hurricane Lounge. E mais alguns vestígios de placas nas fachadas de outros estabelecimentos e residências, atestando que por ali o Blues legítimo acontecia, paralelamente a dois blocos da Highway 61. Ainda na Chrisman Street, existe preservada a casa do ativista Amzie Moore, que hoje é um pequeno museu representante dos direitos civis.

O Mississippi Delta Blues Festival, “Cleveland/MS Edition” será realizado em Caxias do Sul/RS – Brasil, nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2024

——

A Delta Delegation to Brazil foi criada em 2019 pelo Delta Center for Culture and Learning e Mississippi Delta National Heritage Area em colaboração com as partes regionais de interesse em educação e patrimônio cultural do Delta do Mississippi, Delta State University International Education, B.B. King Museum, Delta Interpretive Center e Visit Clarksdale.

 

Compartilhe:

Leia também:

Teste

Delta Delegation to Brazil, em Cleveland, Mississippi, recebe Toyo Bagoso, idealizador do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF)

plugins premium WordPress